“Contos do Mundo” é mais do que um espectáculo, é um projecto a desenvolver e a realizar a partir do imaginário e património colectivos dos contos populares da cultura lusófona e da cultura universal.
Tem como objectivo contribuir para o imaginário contemporâneo numa perspectiva lúdica, centrado nos públicos infanto-juvenis como alvo principal, priviligiando a formação de públicos.
“Contos do Mundo” é criado com base nos contos de H. C. Andersen (1805-1875), “A Princesa e a Ervilha”, “A Menina dos Fósforos” e “O Patinho Feio” numa antítese da Vida e da Morte, temas sempre tão presentes na obra deste autor dinamarquês.
Nesta criação, a utilização de marionetas construídas a partir de elementos do quotidiano, recodificados apresentam-nos as figuras numa linguagem plástica abstracizante, de forma a potenciar e a estimular o imaginário e a criatividade do espectador.
Funis, regadores, caixas de madeira, cestos de vime, compressor de ar, escovas, são alguns dos elementos que assumirão as personagens de Princesa, Rainha, Menina, Avó, Patinho, Ganso, Galinha, Cão, etc.
Constitui também um apelo ao sentido de cidadania, contribuindo para uma consciência à educação ambiental, na utilização artística de objectos que nos rodeiam e utilizamos todos os dias.
Espectáculo de actor e marionetas de mesa – formas animadas – é um projecto artístico direccionado a todo o público e ideal para animação de escolas ou bibliotecas, contribuindo de uma forma lúdica para o incentivo à leitura e sensibilização à dramatização.
Fotografias de António Campos Leal



