MAR1891

Contos do Mundo

“Contos do Mundo” é mais do que um espectáculo, é um projecto a desenvolver e a realizar a partir do imaginário e património colectivos dos contos populares da cultura lusófona e da cultura universal.

Tem como objectivo contribuir para o imaginário contemporâneo numa perspectiva lúdica, centrado nos públicos infanto-juvenis como alvo principal, priviligiando a formação de públicos.

MAR1982

“Contos do Mundo” é criado com base nos contos de H. C. Andersen (1805-1875), “A Princesa e a Ervilha”, “A Menina dos Fósforos” e “O Patinho Feio” numa antítese da Vida e da Morte, temas sempre tão presentes na obra deste autor dinamarquês.

MAR1847

Nesta criação, a utilização de marionetas construídas a partir de elementos do quotidiano, recodificados apresentam-nos as figuras numa linguagem plástica abstracizante, de forma a potenciar e a estimular o imaginário e a criatividade do espectador.

MAR1814

Funis, regadores, caixas de madeira, cestos de vime, compressor de ar, escovas, são alguns dos elementos que assumirão as personagens de Princesa, Rainha, Menina, Avó, Patinho, Ganso, Galinha, Cão, etc.

IMGA2282

Constitui também um apelo ao sentido de cidadania, contribuindo para uma consciência à educação ambiental, na utilização artística de objectos que nos rodeiam e utilizamos todos os dias.

IMGA2280

Espectáculo de actor e marionetas de mesa – formas animadas – é um projecto artístico direccionado a todo o público e ideal para animação de escolas ou bibliotecas, contribuindo de uma forma lúdica para o incentivo à leitura e sensibilização à dramatização.

MAR1831

Fotografias de António Campos Leal

http://www.youtube.com/watch?v=Ean7PiHrS94

José Ramalho